Porque residir em Valinhos/SP
De que adianta morar próximo ao trabalho, mas em um local que põe em risco o bem-estar dos membros da família, por exemplo? Ou que seja muito longe da escola dos filhos? Isso não precisa ser um conflito: novos empreendimentos imobiliários têm sido bem-sucedidos em equilibrar as necessidades familiares em um só lugar.
Para quem tem filhos, o quanto o fator segurança pesa na hora de escolher um imóvel. Nem poderia ser diferente: filhos são o eixo central de toda família e a dinâmica da vida do casal se altera para ampará-los da melhor forma possível.
3ª cidade menos violenta do País
As cidades interioranas carregam um charme próprio, difícil (impossível, talvez) de se encontrar nos grandes centros urbanos como Campinas ou São Paulo. Valinhos é uma cidade verde e cheia de vida, mas a maior de suas vantagens é, sem dúvidas, a segurança.
Levantar muros e contar com serviços de ronda e monitoramento 24h trazem um pouco de tranquilidade às famílias, mas a segurança do interior reside na calmaria de suas comunidades, unidas e acolhedoras.
A Terra do Figo Roxo, como é popularmente conhecida, foi considerada a terceira cidade menos violenta do Brasil segundo o Atlas da Violência 2019. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), responsável pelo estudo, nas cidades menos violentas do País encontramos indicadores de desenvolvimento humano mais parecidos com os de países desenvolvidos.
Na prática isso significa que morar na terra natal de Adoniran Barbosa propõe mais acesso à educação, qualidade de vida e oportunidades no mercado de trabalho, por exemplo. Parece um bom lugar para criar os filhos, não é mesmo?
Valinhos oferece tranquilidade e praticidade ao mesmo tempo: a cidade conta com excelentes opções de lazer, gastronomia e supermercados, menos trânsito e, consequentemente, mais tempo livre.
Valinhos é a cidade mais Feliz do Estado de São Paulo
A simpática Terra do Figo Roxo também foi considerada a 3ª menos violenta do País segundo o Mapa da Violência 2019.
Valinhos é a quinta melhor cidade para viver em São Paulo
Ranking foi feito pelo Site Sempre Família, do Grupo Paranaense de Comunicação.
Cidade de Valinhos
Foto: Prefeitura de Valinhos
Valinhos é a quinta melhor cidade para se viver no estado de São Paulo, de acordo com ranking feito pelo site Sempre Família, que é do GRPCom (Grupo Paranaense de Comunicação). A base da pesquisa foi o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) – o município tem o índice de 0,819. O estudo levou em consideração todos os municípios do Estado.
Valinhos fica atrás apenas de São Caetano do Sul, Águas de São Pedro, Santos e Jundiaí. A cidade, porém, está na frente de cidades da Região Metropolitana de Campinas, como Vinhedo (6º), Americana (11º) e Campinas (18º).
A cidade de Valinhos também deixa pra trás municípios do porte de São Paulo (capital), Santo André, Araraquara e São José dos Campos, por exemplo.
“A pesquisa mostra mais uma vez a grandiosidade de Valinhos. A cidade tem todas as características para garantir uma excelente qualidade de vida para a sua população. E a Prefeitura tem a missão de dar respaldo para manter Valinhos sempre os primeiros colocados”, disse o prefeito Orestes Previtale.
O Sempre Família é um site do GRPCom (Grupo Paranaense de Comunicação), vinculado à Gazeta do Povo. “Um dos fatores que tornam listas como essas importantes é que elas aplicam critérios objetivos. É por isso também que, muitas vezes, elas geram polêmica, porque há quem discorde do seu resultado com base apenas na impressão que teve ao visitar a cidade ou ao morar no local. Mas os critérios aqui são claros: as estatísticas referentes à educação, à expectativa de vida e à renda per capita. Isso não é subjetivo. São dados que refletem concretamente a vida dos habitantes da cidade”, explica Felipe Sérgio Koller, editor interino no Sempre Família.
O ranking
Para a construção da lista foram usados dados oficiais, de acordo com o site Sempre Família. A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.
De acordo com o site, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado em 2013.
As 20 melhores cidades:
1) São Caetano do Sul
2) Águas de São Pedro
3) Santos
4) Jundiaí
5) Valinhos
6) Vinhedo
7) Santo André
8) Araraquara
9) Santana de Parnaíba
10) Ilha Solteira
11) Americana
12) São José dos Campos
13) Presidente Prudente
14) São Paulo
15) São Carlos
16) São Bernardo do Campo
17) Assis
18) Campinas
19) Rio Claro
20) Bauru